quinta-feira, 6 de março de 2014

Esperanto amplamente divulgado durante encontro regional espírita


 

Esperanto amplamente divulgado durante encontro regional espírita

O Clube de Esperanto de Araraquara realizou exposição para divulgação da língua internacional Esperanto durante a CONRESPI/2014 - Confraternização Regional da Família Espírita realizada nos dias 02, 03 e 04 de março na cidade de Araraquara/SP, que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.
No evento foi montada uma exposição composta por dezenas de livros espíritas em Esperanto e sobre o idioma, bem como por livros didáticos, infantis, literários, dicionários, revistas e cds provenientes de diversos países. Durante a exposição também foram exibidos continuamente o filme de divulgação “Esperanto é...” e outros filmes didáticos para o aprendizado da língua. Todos os participantes da CONRESPI receberam folhetos de divulgação do Esperanto e todos os que eram contatados pessoalmente na exposição recebiam informações e materiais adicionais.
Na exposição, além das dezenas de pessoas que se interessaram em saber mais sobre o Esperanto, 19 participantes se inscreveram em um curso básico, que será realizado no mês de abril pelo Clube de Esperanto de Araraquara.
Dois momentos bastante positivos muito contribuíram para a divulgação do Esperanto no evento. O primeiro deles foi a favorável citação da língua internacional pelo excelente orador espírita Donizete Aparecido Pinheiro Silveira no início de sua palestra, e o outro, foi a cessão do uso da palavra no salão principal do evento ao Delegado da Associação Universal de Esperanto e membro da diretoria do Clube local, Alex Cesário, para esclarecimentos sobre o Esperanto e divulgação da exposição e do curso básico aos interessados.
A exposição permaneceu montada durante os três dias do encontro em período integral com o trabalho voluntário de esperantistas do Clube de Araraquara e resultou na divulgação do Esperanto a centenas de pessoas e na realização de um novo curso básico da língua internacional na cidade.

Clube de Esperanto de Araraquara
Texto: Alex Cesário
Fotos: Juliana Damus / José F. Gallucci

 

 

 






4 comentários:

  1. A língua internacional neutra esperanto é uma das invenções mais importantes para o progresso da humanidade. Parabéns e obrigado por divulgá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo,

      Concordo plenamente! Divulgar o Esperanto certamente é apenas uma pequena contribuição nossa para um mundo melhor!

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Kiel funkcias Esperanto: http://maklerejo.de

    ResponderExcluir